terça-feira, 10 de maio de 2011

Eu vou guardar você.

Aracaju, 05/04/2011

Eu vou guardar você.


Mas não em uma caixa ou enrolada num papel. Essas coisas acabam envelhecendo com o tempo e você não merece o mofo e a poeira. Também não te cai bem o cheiro de naftalina, afinal, você sempre foi tão cheirosa.
Eu vou te guardar e não me resta alternativa. Porque, de um jeito ou de outro, você estará sempre comigo. Porque hoje sou melhor que ontem e essa é a minha forma de te agradecer por me acompanhar num momento tão decisivo da minha vida.


Eu vou te guardar.


Lá na casa das boas lembranças tem um quarto só seu. Limpo, arejado. Onde você vai poder acender aqueles incensos que gosta tanto, ouvir música alta, ver seriados e desenhos felizes na TV. Vai poder encher de badulaques e de coisinhas lindinhas que você achar por ai. E você vai ser vizinha de pessoas preciosas, verdadeiros tesouros. Tenho certeza que vai te fazer bem.


Ah, eu devo te visitar de vez em quando. Pois sempre haverá uma cidade, uma música, um cheiro, uma expressão facial de algum desconhecido, uma comida ou coisa pequena qualquer que vai me fazer lembrar você. Nessa hora, vou te mandar todas as vibrações do meu melhor sorriso, pois só assim você pode permanecer viva nesse lugar.


Eu vou guardar você, talvez por que nossa brincadeira tenha acabado no meio. Porque eu moro longe e ia demorar pra a gente se ver de novo. Eu sei. Ninguém gosta de brincar com alguém que se demora a voltar. O entusiasmo não espera. Sempre tem uma estripulia nova, você sempre descobre um lugar melhor para o pic-esconde, um penteado novo para sua boneca ou uma tática mirabolante pra matar o “chefão” no videogame. E quando isso acontece você precisa ter alguém pra compartilhar não é? Eu sei, eu senti isso também.


Eu vou te guardar, pelo abraço que eu não dei, pelas mil coisas que eu disse e outras milhões que eu tinha a dizer. Por causa daquele São João, daquela vontade de apertar, daquele grude. Por você ter me tirado de lá e me mostrado de novo o mundo. Por todos os dias e noites em que tive o seu bem-querer. Pela compreensão, coragem, confiança, companheirismo e cuidado que você sempre dedicou a mim.


Vou te guardar pelo simples fato de que nunca quis te jogar fora, te arrancar algum pedaço. Todo meu esforço era, e é, para te preservar assim, bem do jeito que eu aprendi a admirar, que ainda admiro e devo continuar admirando. Pessoas como você têm luz própria e chama viva.


Vou te guardar, pois o acaso ou destino ou sorte ou maktub, (seja lá como for o nome disso), pode de novo nos colocar de frente. Em qualquer tempo, lugar ou circunstância. Da maneira mais displicente, como uma criança derruba um copo ou da mais proposital, como chuva que cai para molhar a terra e acordar a semente. Você conhece a força dos encontros, se ela quiser não tem jeito.


Dai então, se ou quando estivermos lá, posso te preparar um Penne à Carbonara, acompanhado de um bom vinho. Eu sei que você não é de beber, mas vai que esteja frio? Nunca se sabe. E enquanto a cebola doura no calor do azeite, vou te contando como eu vivi e tudo que aconteceu comigo. Pra te atualizar, apertar um F5, sabe? 


Você me conhece, sou de andar por ai farejando coisa nova, revirando coisa velha, tentando transformar tudo e todos e a mim mesmo em energia boa e em palavras. É bom que você saiba da missa um terço.


Talvez eu não ronque tanto, não tenha mais aquela “bolinha” na perna. Eu tenha tido um filho e ido morar na Espanha. Lembra que eu te falava em ir pra Espanha? Talvez também, eu ainda seja um príncipe, que continuaria a te chamar de minha “Pincesa”. Assim mesmo, engolindo o “r”. Na ocasião, pedi licença ao Português e te dei um título privilegiado na minha realeza. Ou eu ainda fosse muito desleixado para algumas coisas e turrão demais em outras, mas ainda flexível na maioria das vezes.


E talvez você também queira me contar sobre você e eu queira saber. Ou nem eu, nem você queira saber de nada. Pode ser apenas um olhar.


De qualquer jeito que seja, o que me importa é fazer com que você entenda. Entenda que eu guardei você aqui pra um dia te mostrar a você mesma.  Pra que você saiba que o que cultivou ainda vive e frutifica aqui. Pois assim como na natureza, dentro de mim, algumas coisas permanecem e outras se transformam.


Mas o amor, essencialmente, só pode gerar amor. Seja ele de amante ou de amigo, seja ele o que for. E mais ainda pra te dizer, mesmo que você não tenha querido saber, que tudo que foi bom, anda e sempre andará comigo.


Dito isto, desejo que você seja bem-vinda à sua nova casa. E agora que você está bem guardada nesse lugar especial, devo preparar a mim, pois a vida me exige estar em boa forma. E além do mais, porque a gente guarda o brinquedo, mas a brincadeira não acaba.

12 comentários:

Anike Lamoso disse...

Quanta leveza e intensidade!
Lindo lindo lindo!!

Unknown disse...

Putz.. sentí cada palavra! Muuuito linda!

Flor de Maracujá° disse...

Soltou faiscas.. leve no ar.
Será realidade?
Fantasia?
Ficção?
Hmmm.. momento intenso, me fez viver plenamente!
Sente. O coração sente.
Beijo.

Unknown disse...

Nossa! Sorte da pessoa merecedora!
Perfeito demais!

Unknown disse...

A coisa mais linda que eu já li em toda a minha vida...

Daniele disse...

Fala de amor, e arde flor em todas as feridas.

Nancy Duque Magno disse...

Você é surpreendentemente diferente para esta geração...
Quanta sensibilidade percebida em cada palavra escrita, em cada sentimento revelado, em cada lembrança traduzida...
Parabéns, Mateus!!! A sua alma é encantadoramente linda, como lindas são as almas que geneticamente te pertencem...
Um beijo carinhoso...

KML disse...

Oi Nancy. Agradeço pelas palavras e pela visita. Seja bem-vinda sempre que desejar vir por aqui.
Beijo

Nancy Duque Magno disse...

Obrigada você, por brindar o mundo com sua alma linda, que vai se delineando na leveza das palavras que compõem o seu pensamento. Elas traduzem a sua razão e vão dando sentido à vida que pulsa em você, a cada frase, a cada texto, em cada verdade tão única, porque só sua!!!
Quanta nobreza... Parabéns!!!
Quero convidar você para passear um pouco no meu jardim...
http://nancyduque.blogspot.com
Abraços orvalhados nos "Sonhos no Jardim"

Mariana Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Lima disse...

É o seguinte: Só não ganhou o prêmio pq não tem. Desconfiei desde o princípio!

Um texto lindo, e que faz me fez querer guardar no mesmo lugar, só que em mim, várias pessoas que passaram pela minha vida.

Lindo, lindo, lindo!

Unknown disse...

Lindo demais, me apaixonei!